Uma policial mulher patrulhando a fronteira entre México e Guatemala

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Uma policial mulher patrulhando a fronteira entre México e Guatemala-0

De acordo com estimativas da Organização Internacional de Migração (OIM), o corredor que dá acesso aos EUA, atravessando o México, é o ponto migratório mais movimentado do continente, com 12,2 milhões de imigrantes todos os anos. Muitos deles têm que cruzar antes a fronteira sul do México, que faz limite com a Guatemala.

 

Conchita López é uma sargenta mexicana de 28 anos, que trabalha na Polícia de Fronteiras do México, designada, ao lado de outros 10 oficiais, a exercer funções na cidade fronteiriça de Tapachula, no estado de Chapas, a 32 quilômetros da fronteira com a Guatemala. 

 

“Faço parte de uma unidade da polícia que se ocupa dos direitos dos imigrantes que cruzam a fronteira com a Guatemala”, ela afirma. De fato, ela patrulha as ruas de Tapachula, entre refúgios para imigrantes e acampamentos improvisados, custodiando a passagem pela fronteira, mas também cuidando das pessoas que tentam atravessar.

 

“É realmente difícil para os imigrantes, já que eles vêm para fugir da violência, mas, quando chegam aqui, muitas vezes passam pela mesma coisa”, explica a sargenta, que diz se sentir orgulhosa do seu trabalho como policial, porque lhe permite ajudar as pessoas em situações de vulnerabilidade extrema.

 

Acompanhe de perto o trabalho dos agentes da fronteira dos Estados Unidos na nova série BARRADOS NA FRONTEIRA: EUA . Estreia segunda, 15 de maio, às 20h50.

 


FONTE: bbc.com