Rainha da cocaína chega a Hollywood

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Rainha da cocaína chega a Hollywood-0

A colombiana Griselda Blanco foi pioneira no tráfico de cocaína da Colômbia aos Estados Unidos, através de Miami, nas décadas de 1970 e 1980. As rotas criadas por ela serviram posteriormente para que o cartel de Pablo Escobar pudesse consolidar seus negócios multimilionários.

Agora, a história de Griselda Blanco chega à TV com “Cocaine Godmother” (Madrinha da Cocaína, na tradução), filme no qual a atriz Catherine Zeta-Jones interpreta a traficante de drogas mais poderosa do século passado. Segundo a atriz, há muitos anos ela vem querendo participar dessa história e, finalmente, conseguiu.

Griselda Blanco começou a traficar cocaína para os Estados Unidos em meados da década de 1970 e havia entrado no mundo do crime quando ainda era adolescente. Com o tempo, tornou-se uma mulher implacável e capaz de assassinar friamente seus rivais.

Estima-se que o negócio movido por ela conseguiu levar mais de uma tonelada e meia de cocaína aos Estados Unidos mensalmente, utilizando rotas marinhas e aéreas.  É claro que ela se tornou uma das mulheres mais ricas daquela época.

Porém, a violência envolvida nisso tudo chamou a atenção das autoridades e, em 1985, Griselda Blanco foi presa em Irvine, na Califórnia. Ela cumpriu uma sentença de 20 anos nos Estados Unidos, somente por tráfico de drogas, já que não pôde ser comprovada sua responsabilidade nos assassinatos que se acredita que ela tenha cometido.

Griselda foi deportada para a Colômbia em 2004 e por lá viveu até 2012, quando foi morta a tiros por um homem em um bairro de Medellín.

NCIS: NOVA ORLEANS - toda quarta, às 20h com reprise no sábado, 23h15


Fonte: BBC