Polícia da China usa óculos com reconhecimento facial para identificar criminosos

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Polícia da China usa óculos com reconhecimento facial para identificar criminosos -0

Não, não é um filme de ficção científica. Na China, policiais já estão usando óculos inteligentes que analisam os rostos das pessoas e identificam aquelas que são acusadas de algum crime.  

O sistema tem sido testado na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan. Os policiais se posicionam na entrada das estações dos trens-bala, põem os óculos e começam a analisar o rosto de quem passa por ali. 

A informação captada é enviada para uma base de dados da polícia e cruza com a lista de suspeitos. Os resultados aparecem na própria lente, quase que instantaneamente. 

Desde fevereiro, quando a tecnologia começou a ser testada, mais de 30 suspeitos foram identificados e presos. Os crimes variam desde tráfico humano, fuga depois de atropelamento e porte de identidade falsa. 

A China tem dado atenção extra à inteligência artificial aplicada a assuntos de segurança nacional. A tecnologia também é usada para identificar motoristas infratores, crianças sequestradas e pessoas procuradas pela polícia. 

Pequim deve estrear nos próximos anos um sistema capaz de reconhecer em menos de três segundos e precisão de 90% qualquer um dos 1,4 bilhão de habitantes da China – o que criaria um sistema de vigilância onipresente.

Mas muitas organizações não têm visto a tecnologia com bons olhos. Há críticas a respeito da invasão de privacidade e ao uso da IA para calar a boca de críticos do sistema político chinês. 


Não perca o eletrizante POLÍCIA 24 HORAS - de segunda a quinta, 21h35


Fonte: El País