Mausoléu de narcotraficante guarda uma terrível história de vingança

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Mausoléu de narcotraficante guarda uma terrível história de vingança-0

Héctor Luis "El Güero" Palma Salazar é um dos chefes do narcotráfico mexicano da velha guarda. Ao longo de sua vida, cultivou inimigos que lhe causaram a mais profunda dor, matando as pessoas que mais amava. Por isso, em honra de sua família, mandou construir o Panteão Jardins do Humaya, em Culiacán, Sinaloa, um dos mausoléus mais caros de sua época, avaliado em 420.000 dólares. 

Palma Salazar trabalhou junto a Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera. Mas sua carreira criminal havia começado com outro líder do tráfico, Miguel Ángel Félix Gallardo, de quem se separou quando Guzmán fundou seu cartel. Esse abandono lhe custou uma grande inimizade com seu “padrinho do crime”. 

No final dos anos 80, quando “El Güero” e “El Chapo” brigavam pela liderança do mundo do tráfico, Palma Salazar sofreu o pior golpe de sua vida. A pedido de Félix Gallardo, um traficante venezuelano chamado Enrique Rafael Clavel Moreno se infiltrou em sua organização. O homem aproveitou as constantes ausências de Palma para se tornar amante de sua esposa, Guadalupe Lejía Clavel, e a convenceu de fugir com ele e levar seus dois filhos frutos do casamento. 

Mausoléu de narcotraficante guarda uma terrível história de vingança - 1

Ambos roubaram 2 milhões de dólares do capo mexicano e fugiram para San Francisco, nos Estados Unidos. Recém-estabelecidos no novo país, Clavel assassina a mulher, cortando sua cabeça para enviá-la a “Güero” em uma caixa. Duas semanas depois, enviou-lhe um vídeo jogando seus filhos, de quatro e cinco anos, da Ponte de la Concordia, na Venezuela. A notícia provocou um impacto profundo em Sinaloa, já que os códigos criminais pediam respeito pelas famílias e nunca se havia cometido uma atrocidade semelhante. 

Em 1990, Palma Salazar iniciou sua vingança. O primeiro da lista foi Clavel, que estava na prisão na Venezuela, acusado do homicídio dos dois filhos. Ele foi assassinado ali mesmo. Seus três filhos também foram assassinados, junto a uma série de familiares e amigos. Mas a matança não curou o vazio que sentia pela morte de sua família. A partir daí, ele se tornou uma pessoa sombria, assombrado pelas recordações da esposa e filhos. 




Fonte e imagens: Infobae