Eutanásia: cada vez mais países buscam o "direito a uma morte tranquila"

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Eutanásia: cada vez mais países buscam o "direito a uma morte tranquila"-0

Portugal poderia ter se tornado este ano o quarto país da Europa a descriminalizar a eutanásia, mas após um intenso debate no Parlamento de Lisboa, votou-se pela negativa. A polêmica que gira em torno desse tema é enorme, e até o momento são poucos os países que legitimaram essas práticas como não puníveis.

A Holanda foi o país pioneiro ao aprovar em 2001 uma lei que legaliza a eutanásia ativa e o suicídio assistido, seguido pela Bélgica, em 2002, e Luxemburgo, em 2009. Em todos os casos, as pessoas que solicitarem a aprovação dessas metodologias deverão cumprir um protocolo específico que demonstre que se trata de um paciente que sofre de condições de dor extrema ou de uma doença incurável, e que se encontra em pleno uso de sua consciência. 

Fora da Europa, a eutanásia foi legalizada na Colômbia, em 2015, no Canadá, em 2016, e na Austrália, em 2017. Alguns outros países permitem apenas o suicídio assistido. Sob essa modalidade, o médico pode proporcionar ao paciente terminal uma dose letal de medicação, que ele deverá tomar por seus próprios meios, como é o caso da Suíça, Coreia do Sul, Alemanha e cinco estados dos Estados Unidos: Califórnia, Montana, Oregon, Vertmon e Washington. 

Em outros lugares, como na Argentina, Uruguai, Índia e Japão, a lei estabelece que é direito das pessoas em estado terminal solicitar uma eutanásia passiva, que implica na retirada das medidas de suporte vital. 

Pouco a pouco, o mundo avança para a legalização de práticas que permitam que cada pessoa possa decidir livremente sobre seu corpo. 


COM A PALAVRA, O JÚRI: nesta quinta, às 20h50, revelaremos tudo sobre julgamento de O.J. Simpson!