11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans-0

Há 11 anos, New Orleans, a maior cidade do estado da Louisiana, era devastada pelo Furacão Katrina. Fortes ventos, chuva e o rompimentos dos diques pela força do Katrina deixaram 80% da cidade debaixo da água. Uma área da cidade muito devastada e que sofre até hoje os efeitos da tragédia é o Lower 9th Ward que foi arruinado.

A cidade conhecida pela boa música, pela comida e por seus festivais teve a história de seu povo entristecida pela morte de mais de 1.800 pessoas e cem mil desabrigados. Muitos deixaram a New Orleans e nunca mais voltaram.
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 1
Após mais de uma década da tragédia, as pessoas que perderam suas vidas ainda são lembradas nas cerimônias anuais dedicadas à passagem do Katrina, como a realizada no último dia 29 de agosto. Além de lembrar a memória de quem se foi, também é comemorada a vida de quem sobreviveu.
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 2
Autoridades, políticos e representantes da sociedade se reuniram para um evento no novo centro comunitário recém-construído no Lower 9th Ward por conta dos 11 anos do Katrina. No local também foram abertas redes de varejo e uma unidade do corpo de bombeiros. Recentemente, a cidade recebeu uma nova escola, playgrounds e 188 propriedades foram concedidas para construções.
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 3
No Lower 9th Ward muita coisa ainda precisa ser recuperada, a começar pela população. Antes do Katrina, a área contava com 20 mil residentes. Atualmente, vivem ali entre 7 mil e 8 mil pessoas.
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 4
New Orleans também passou a sofrer com o fenômeno econômico-social conhecido como gentrificação após a passagem do Katrina. Ou seja, com a reconstrução da cidade, de novos pontos comerciais e de edifícios, houve uma valorização da região que afetou a população de baixa renda, em especial os afro-descendentes. Um dos resultados disso é visível no comércio, com a abertura de lojas e mercados da "moda" ou "gourmets" para atender a nova clientela local, alterando a realidade de antigos moradores, que já não possuem mais poder aquisitivo para acessar os serviços do próprio bairro.
11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 5

11 anos após o Katrina: veja fotos do antes e depois de New Orleans - 6
 



Fonte: CBS

Foto destaque: Pisaphotography/Shutterstock.com

Demais fotos (de cima para baixo):  AP Photo/U.S. Coast Guard, Petty Officer 2nd Class Kyle Niemi [Domínio Público], via Wikimedia Commons / Jeremy L. Grisham (U.S. Navy) [Public domain], via Wikimedia Commons / Lawrence Ong, EO-1 Mission Science Office, NASA GSFC / Aneese - Shutterstock.com / SF photo - Shutterstock.com / Jorg Hackemann - Shutterstock.com