Policial que plantou evidências será levado a julgamento

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
Policial que plantou evidências será levado a julgamento-0

Um policial foi acusado de plantar evidências de crime depois que uma câmera anexada em seu uniforme revelou o esquema. 

O caso aconteceu na cidade de Baltimore, nos EUA. 

A cena foi gravada em janeiro de 2017 e mostra o oficial Richard Pinheiro Jr. colocando um pacote de drogas ilícitas dentro de uma lata em um terreno baldio da cidade. 

A ideia era fazer crer que ele havia encontrado as substâncias no local do crime. 

O vídeo mostra rapidamente o policial jogando uma latinha vermelha no suposto local do crime. Depois ele sai da cena, liga o som da câmera, anuncia que vai fazer a busca e logo na sequência encontra o pacote com cápsulas brancas. 


O que o policial não sabia é que as câmeras de corpo costumam reter 30 segundos de imagens antes de serem ativadas manualmente. 

O que não se sabe exatamente é se o policial realmente plantou a evidência ou colocou a droga lá de volta e encenou a descoberta só para fazer o registro.

Durante esse episódio, um homem foi preso por tráfico e acabou sendo libertado depois que o vídeo vazou. Pinheiro está temporariamente suspenso do Departamento de Polícia.

Na última semana ele foi indiciado por plantar evidências – o que, aparentemente, é uma prática comum em Baltimore. 

O advogado de defesa do oficial, Michael Davey, disse que “Pinheiro estava simplesmente tentando documentar a descoberta da evidência. Esta reação do Departamento de Polícia de Baltimore é exagerada”. 

Além deste caso, outras duas filmagens semelhantes vieram a público, o que levou à revisão de centenas de casos. 

 

Não perca POLÍCIA AO VIVO,  a nova série que acompanha o trabalho das forças policiais em tempo real. Toda segunda, 19h.

 


Fonte: NY Times 

Imagem: YouTube/Reprodução