7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será?

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será?-0

Você conhece a história do livro "O Retrato de Dorian Gray", um clássico do escritor Oscar Wilde? A trama discorre sobre o desejo de um jovem - belo e aristocrata - em "vender a alma" para poder desfrutar da sua juventude e libertinagem pelo resto da vida. Tentador?

  

Deixando a literatura de lado, na vida real há muitas lendas sobre artistas e até um padre que poderiam ter feito alguma troca ou pacto com o diabo para ganhar fama, talento, dinheiro e mulheres. Veja abaixo: 

 

Robert Johnson - o mito em torno do lendário guitarrista diz que ele teria feito um pacto com o diabo em troca do seu talento. Diz a lenda que seu pacto teria ocorrido à meia-noite em uma encruzilhada das rodovias 61 e 49 do Mississípi. Não se sabe exatamente onde e quando essa lenda ganhou força, mas talvez a partir de letras de blues como Crossroad Blues ou Me and the Devil Blues. As circunstâncias incertas em torno da morte do músico também contribuíram para a força dos boatos. Ele morreu em 1938, com apenas 27 anos, supostamente envenenado após beber whisky com estricnina em um bar. O dono teria colocado o veneno na bebida por achar que Johnson estivesse flertando com sua mulher. Há também versões de que o guitarrista teria morrido por causa de sífilis ou assassinado.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 1Imagem: neftali/Shutterstock.com


Charles Manson - seu nome provoca calafrios em muitas pessoas. O norte-americano é o fundador e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos EUA no fim dos anos 1960, entre eles o da atriz Sharon Tate, então grávida de oito meses. Manson e sua família estão envoltos em uma aura de mistério, lendas e cultos satânicos. Charles Manson tem uma história de vida complicada e frequenta reformatórios e cadeias deste os nove anos de idade. Está preso desde 1971, condenado à morte. Sua pena foi transformada em prisão perpétua. Ele está na Penitenciária Estadual de Corcoran, na Califórnia.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 2Imagem: Sarah Stierch (Flickr: Charles Manson) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons


Giuseppe Tartini - este músico italiano não teria feito propriamente um pacto, mas uma colaboração com o diabo, que o lançou à fama. Aos 21 anos, Tartini teria tido um sonho, em que o diabo o teria feito tocar violino maravilhosamente. Quando acordou, ele tentou compor a mesma música, mas compôs uma melodia que considerou muito inferior, que o deixou bastante irritado. Tartino então escreveu sua própria música que preferiu chamar de  El trino del Diablo. Foi o que bastou para se tornar conhecido tanto pela qualidade de sua música como pela lenda de que teria um pacto demoníaco. A fama lhe rendeu dinheiro suficiente para abrir sua própria escola de música e continuar a escrevendo suas composições.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 3Imagem: Carlo Calcinotto [Domínio Púbico], via Wikimedia Commons


Urbain Grandier - foi um sacerdote católico que foi queimado na fogueira acusado de bruxaria. Ele chegou ao convento de Londun em 1615, mas possuía um grave problema: não conseguia controlar o seu desejo por mulheres. Ele ignorou seus votos de celibato e obrigou freiras a ter relações sexuais com ele. A gota d'água aconteceu quando foi encontrado nos seus aposentos um suposto documento revelando um pacto com o demônio. No papel encontrado, escrito em latim, Grandier teria dito que trocaria a sua alma pela coquista de todas as mulheres que desejasse.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 4Imagem: Domínio Público via Wilkimedia

 

Charles Baudelaire -o poeta autor de Flores do Mal, precursor do simbolismo e da poesia moderna foi considerado um apreciador das obras diabólicas. Seu principal objetivo seria obter o reconhecimento artístico que, na realidade, só ocorreu depois de sua morte. Baudelaire possui poemas sobre satã, mas seus eles seriam uma representação da rebeldia e revolução moral para o escritor.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 5Imagem: Domínio Público via Wikimedia


Gilles de Rais - o nobre francês lutou várias batalhas ao lado de Joana d’Arc e pode ser considerado um dos precursores dos assassinos em séries modernos. Violento e cruel desde a juventude, ele encontrou na carreira militar uma forma de extravasar seu sadismo e agressividade. Após a morte de Joana d’Arc, Gilles tornou-se ainda mais excêntrico e mentalmente instável e retornou para suas propriedades em Nantes. Lá, ele sequestrou, abusou, torturou e assassinou centenas de crianças e jovens, principalmente meninos de oito a dez anos, com a ajuda de “bruxas”, em rituais malignos pela madrugada. Em 1440, foi considerado adorador do diabo, denunciado por seus crimes e queimado na fogueira.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 6Imagem: Éloi Firmin Féron [Domínio Público], via Wikimedia Commons

 

Niccolo Paganini - conhecido como “Violinista Diabólico”, o italiano foi um dos maiores violinistas de todos os tempos. Sua aparência de aspecto cadavérico – magro demais e com dedos muito longos – e sua grande habilidade com o instrumento de quatro cordas deram origem aos boatos de que ele teria feito um pacto com o diabo. Mas é bastante provável que Paganini sofresse da Síndrome de Marfan, cujos sintomas são dedos mais longos e esqueléticos. O fato de ele sempre viajar por carruagens puxadas por cavalos negros reforçou o mito sobre o violinista, que foi recusado a ser enterrado por alguns padres.
7 figuras que teriam feito um pacto demoníaco. Será? - 7Imagem: Domínio Público via Wikimedia Commons



Fontes: Megacurioso , QUO

Imagem destaque: Luis Louro/Shutterstock.com